Pular para o conteúdo principal

Aparências enganam, mas atitudes revelam

“Porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” 1 Samuel 16:7b

As aparências enganam, já diz o ditado popular muito usado para nos alertar que não devemos julgar as pessoas pelo que vimos.
O homem tende a fazer um pré-julgamento natural, mas Deus olha para o coração. Vemos como exemplo a história do jovem Davi, um jovem com o coração disposto a fazer a vontade do Senhor. Se tornando um homem segundo o coração de Deus.
Davi venceu o gigante mesmo tendo aparência franzina, sendo fraco e sem preparo. Mas outra lição que Davi nos dá, é que Deus não escolhe capacitados, capacita os escolhidos. Como ele poderia vencer “aparentemente” sozinho um inimigo tão poderoso? Quando fazemos esse questionamento, estamos julgando pela aparência, mas a vida dele diante de Deus o fez ser usado e mostrar quem é Deus. As atitudes de Davi revelavam que ele era um jovem de Deus.
Nós não temos a capacidade de olhar para o interior de alguém e normalmente julgamos pela aparência externa, que na maioria das vezes nos engana. Porque só com Deus Davi conseguiria a vitória.
Davi, Daniel, José, Abraão, Moises... e tantos homens que possuíam um vida diante do Senhor são exemplos de que as atitudes revelam o que verdadeiramente uma pessoa é.
Mas, infelizmente, as coisas também possuem um lado negativo, e o que Deus quer nos mostrar com isso, é exatamente o contrário do exemplo de Davi. Ele quer alertar sobre as pessoas que possuem aparência de santas e puras dentro das igrejas e na frente dos parentes, porém tem atitudes contrárias a palavra de Deus.
No livro de Salmos 139, nos é mostrado que Deus nos Sonda e nos conhece, conhece nosso assentar e levantar, de longe entende nosso pensamento, sem que palavra alguma saia, eis que tudo já conhece. Não podemos enganar a Deus nunca. Enganamos os que estão a nossa volta, podemos tentar manter uma aparência de ovelhas e por trás sermos bodes, porém nada está oculto diante dos olhos do Senhor. Ele sabe todas as coisas. Não podemos esconder nada dEle.
O que adianta termos uma aparência de pessoas santas, se por dentro estamos como sepulcro caiado? Nossas atitudes são frutos, e o que Ele vai olhar são exatamente os frutos! Como estão nossos frutos hoje, saldáveis por dentro e por fora, ou estragados? Precisamos ficar vigilantes Ele virá de surpresa!
Precisamos nos limpar e ter atitudes edificantes, até mesmo para dar exemplo. Como estamos sendo vistos hoje pelas pessoas e por Deus? Nossa aparência está condizendo as nossas atitudes? Precisamos ser sinceros diante de Deus, Ele tudo sabe, nada está oculto para Ele! "Sede santos porque eu sou santo". I Pedro 1:16 não engane a Deus, tenha atitudes que façam Ele se orgulhar de você!

Thayra Azevedo

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é de suma importância. Ele será exibido após minha aprovação. Obrigada. Volte sempre. Thayra Azevedo

Postagens mais visitadas deste blog

Propagandas conscientes

Passeando pelos blogs da ‘vida’ me deparei com um post muito bom. É sobre algumas propagandas criadas pela WWF com objetivo de conscientizar as pessoas da importância de se preservar o planeta. São fantásticas as ideias olhe abaixo: A medida que o papel acaba, o verde da América Latina desarece. Essa é mais complexa de ser realizada. O outdoor da WWF alerta para o risco que o aquecimento global representa ao elevar o nível dos oceanos através da sombra projetada no cartaz. Esse anúncio utiliza o movimento da sombra no cartaz para demonstrar como o aquecimento global levará ao aumento do nível dos oceanos. Esse foi produzido pela divisão indiana da ONG. Mostra como os bichos têm sofrido com a indústria da moda Dá para refletir, ou não?

Para todo pé descalço há um chinelo velho

A expressão que dá título a este texto é muito usada quando falamos de relacionamentos amorosos. Pensando bem, ela é mesmo uma realidade. Todos nós temos uma “cara metade”, a “tampa da panela”, a “metade da laranja”, “a mussarela da pizza” e tantas expressões, que dá para ficar listando e inventando o dia inteiro. A razão de escrever sobre isto não é, de fato, relacionamentos amorosos, mas a de mostrar como é engraçado os diferentes gostos das pessoas. Calma, não é mesmo de namoros e afins que irei falar. O assunto aqui é defeitos e qualidades, como vou dizer.... Sabe a expressão “uns gostam dos olhos e outros da remela”? é mais para este caminho do que da “alma gêmea”. Mas porque o assunto é: “Para todo pé descalço há um chinelo velho”? Ué, porque eu vou falar de pé, também! Rs Em especial, dos meus pés. Rsrs Sabe aquele “defeitinho” que você tem, ou acha que tem, mas um outro ser é capaz de achar lindo? Não estou falando apenas de namorados, pais, irmãos, parentes e afins, me

Flor de Lis, o filme

Este post aqui é de alegrias, sei lá, algo bom. No dia 4 de Fevereiro aconteceu o lançamento de um dos filmes mais esperados do ano para alguns cristãos, o "Flor de Lis, o Filme". Legal isso, então o Flor daqui vai falar do flor de lá. Este documentário é uma conquista, porque reúne artistas ‘renomeadíssimos’ contando uma história com a temática evangélica, retratando um verdadeiro acontecimento, com uma ótima trilha sonora, elenco de primeira, é um divisor de águas na história do drama no cinema brasileiro. Muito bacana. Tem trilhas sonoras com Bruna Karla, cantora gospel e Ministério Apascentar de Nova Iguaçu também evangélico. Não vi ainda, mas quero ver. O filme produzido por Marco Antonio Ferraz, conta a história verídica da vida de Flordelis, uma missionária que morava no Jacarezinho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Mulher de fibra e coragem, que lutou bravamente para abrigar e cuidar de 37 crianças abandonadas e as criou junto de seus quatro filhos biológicos