quinta-feira, 12 de abril de 2012

Aparências enganam, mas atitudes revelam

“Porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração.” 1 Samuel 16:7b

As aparências enganam já diz o ditado popular muito usado para nos alertar que não devemos julgar as pessoas pelo que vimos.
O homem tende a fazer um pré-julgamento natural, mas Deus olha para o coração. Vemos como exemplo a história do jovem Davi, um jovem com o coração disposto a fazer a vontade do Senhor. Se tornando um homem segundo o coração de Deus.
Davi venceu o gigante mesmo tendo aparência franzina, sendo fraco e sem preparo. Mas outra lição que Davi nos dá, é que Deus não escolhe capacitados, capacita os escolhidos. Como ele poderia vencer “aparentemente” sozinho um inimigo tão poderoso? Quando fazemos esse questionamento, estamos julgando pela aparência, mas a vida dele diante de Deus o fez ser usado e mostrar quem é Deus. As atitudes de Davi revelavam que ele era um jovem de Deus.
Nós não temos a capacidade de olhar para o interior de alguém e normalmente julgamos pela aparência externa, que na maioria das vezes nos engana. Porque só com Deus Davi conseguiria a vitória.
Davi, Daniel, José, Abraão, Moises... e tantos homens que possuíam um vida diante do Senhor são exemplos de que as atitudes revelam o que verdadeiramente uma pessoa é.
Mas, infelizmente, as coisas também possuem um lado negativo, e o que Deus quer nos mostrar com isso, é exatamente o contrário do exemplo de Davi. Ele quer alertar sobre as pessoas que possuem aparência de santas e puras dentro das igrejas e na frente dos parentes, porém tem atitudes contrárias a palavra de Deus.
No livro de Salmos 139, nos é mostrado que Deus nos Sonda e nos conhece, conhece nosso assentar e levantar, de longe entende nosso pensamento, sem que palavra alguma saia, eis que tudo já conhece. Não podemos enganar a Deus nunca. Enganamos os que estão a nossa volta, podemos tentar manter uma aparência de ovelhas e por trás sermos bodes, porém nada está oculto diante dos olhos do Senhor. Ele sabe todas as coisas. Não podemos esconder nada dEle.
O que adianta termos uma aparência de pessoas santas, se por dentro estamos como sepulcro caiado? Nossas atitudes são frutos, e o que Ele vai olhar são exatamente os frutos! Como estão nossos frutos hoje, saldáveis por dentro e por fora, ou estragados? Precisamos ficar vigilantes Ele virá de surpresa!
Precisamos nos limpar e ter atitudes edificantes, até mesmo para dar exemplo. Como estamos sendo vistos hoje pelas pessoas e por Deus? Nossa aparência está condizendo as nossas atitudes? Precisamos ser sinceros diante de Deus, Ele tudo sabe, nada está oculto para Ele! "Sede santos porque eu sou santo". I Pedro 1:16 não engane a Deus, tenha atitudes que façam Ele se orgulhar de você!

Thayra Azevedo

2 comentários:

Seu comentário é de suma importância. Ele será exibido após minha aprovação. Obrigada. Volte sempre. Thayra Azevedo