Pular para o conteúdo principal

Mitos e verdades sobre cabelos

Existem por aí várias receitas e supertições envolvendo os cabelos. Fica difícil saber se podemos confiar nelas. Por isso, resolvemos reunir algumas e dizer se são verdade ou mito!

Água fria deixa o cabelo mais brilhante. Mito: Ao contrário, a água quente que danifica o cabelo. Ela prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. Elásticos e tiaras podem causar a queda dos fios. Verdade: Prender os cabelos com frequência e muita força pode levar a um processo de queda, chamado de alopécia de tração. Então, evite amarrar os fios todos os dias e só use elásticos, fivelas e tiaras nas mechas secas! Chá de camomila clareia o cabelo. Verdade: Sim, o chá de camomila clareia os fios, mas não é um descolorante. Funciona só em quem tem fios claros e quer evidenciá-los. A caspa favorece a queda. Verdade: A caspa caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. Pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar. Lavar os cabelos diariamente aumenta a queda. Mito: A lavagem só ajuda a soltar aqueles fios que já estão em processo de queda. O aumento na queda pode acontecer por diversos fatores como stress, oscilações hormonais, má alimentação, tabaco, período pós-parto e predisposição genética herdada dos pais. Os cabelos crescem mais rápido no verão. Verdade: Hormônios como a prolactina e a melatonina são estimulados pelo sol, fazendo com que o bulbo capilar trabalhe mais, acelerando o crescimento dos fios. O fio branco arrancado nascerá preto. Mito: Essa é uma condição geneticamente determinada. Os fios ficam brancos porque as células próximas a eles deixam de fabricar melanina, pigmento que dá cor aos fios. Cortar os cabelos acelera o crescimento. Mito: Independente do corte, os cabelos crescem cerca de 1 cm por mês. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Esse mito tem a ver com a idéia de podar plantas. A água do mar ajuda a diminuir a oleosidade dos fios. Verdade: Tanto o sal quanto o sol, na medida certa, ajudam a combater a oleosidade, mas não interferem na queda. As fases da lua influenciam o crescimento capilar. Mito: Não! Cortar o cabelo na lua cheia, por exemplo, não acelera o crescimento. Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua.

*Do blog http://pentefino.blog.br

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é de suma importância. Ele será exibido após minha aprovação. Obrigada. Volte sempre. Thayra Azevedo

Postagens mais visitadas deste blog

Propagandas conscientes

Passeando pelos blogs da ‘vida’ me deparei com um post muito bom. É sobre algumas propagandas criadas pela WWF com objetivo de conscientizar as pessoas da importância de se preservar o planeta. São fantásticas as ideias olhe abaixo: A medida que o papel acaba, o verde da América Latina desarece. Essa é mais complexa de ser realizada. O outdoor da WWF alerta para o risco que o aquecimento global representa ao elevar o nível dos oceanos através da sombra projetada no cartaz. Esse anúncio utiliza o movimento da sombra no cartaz para demonstrar como o aquecimento global levará ao aumento do nível dos oceanos. Esse foi produzido pela divisão indiana da ONG. Mostra como os bichos têm sofrido com a indústria da moda Dá para refletir, ou não?

Para todo pé descalço há um chinelo velho

A expressão que dá título a este texto é muito usada quando falamos de relacionamentos amorosos. Pensando bem, ela é mesmo uma realidade. Todos nós temos uma “cara metade”, a “tampa da panela”, a “metade da laranja”, “a mussarela da pizza” e tantas expressões, que dá para ficar listando e inventando o dia inteiro. A razão de escrever sobre isto não é, de fato, relacionamentos amorosos, mas a de mostrar como é engraçado os diferentes gostos das pessoas. Calma, não é mesmo de namoros e afins que irei falar. O assunto aqui é defeitos e qualidades, como vou dizer.... Sabe a expressão “uns gostam dos olhos e outros da remela”? é mais para este caminho do que da “alma gêmea”. Mas porque o assunto é: “Para todo pé descalço há um chinelo velho”? Ué, porque eu vou falar de pé, também! Rs Em especial, dos meus pés. Rsrs Sabe aquele “defeitinho” que você tem, ou acha que tem, mas um outro ser é capaz de achar lindo? Não estou falando apenas de namorados, pais, irmãos, parentes e afins, me

Um mundo melhor para todos nós