
O médico François Lette, da Mayo Clinic de Jacksonville, maior centro de medicina integrada do mundo, afirma que ingerir muito líquido é uma recomendação sem base científica – um folclore que tomou corpo no início da década de 90. De uma maneira geral, há uma falta de evidências claras sobre os benefícios – ou ausência de benefícios – para a ingestão de grandes quantidades de água, como por exemplo, melhor hidratação da pele ou perda de peso.
Um consumo maior de água só se justifica em alguns casos, como o dos praticantes de esporte, o de pessoas que vivem em clima quente e seco, e ainda, o de pessoas que sofrem algum tipo particular de problema de saúde, como o de pedras nos rins. Nosso cérebro pode ser considerado um computador potente. Beber oito copos de água por dia, como recomendam alguns especialistas, não significa a obtenção de benefícios para a maioria das pessoas. O ideal é que se beba o suficiente para matar a sede.
É muito frequente a recomendação para que se consuma líquidos como forma de prevenir a flebite (inflamação da membrana interna das veias, geralmente das pernas), durante viagens longas. Quanto a isso, o especialista em medicina de viagem recomenda que os passageiros caminhem pelo avião ou usem meias de compressão em caso de preocupação.
Os resultados dos estudos de François Lette foram publicados na edição de setembro de 2008 no jornal médico The Lancet.
*Fonte O Dia online
- - - - - - - - -
- - - - - - - - -
Publico esta pesquisa porque eu sou uma das pessoas que mais bebo água que conheço, depois de minha irmã. Por dia são 4 litros.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário é de suma importância. Ele será exibido após minha aprovação. Obrigada. Volte sempre. Thayra Azevedo