terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O futuro do planeta nas ‘mãos’ de Copenhague

Começou nesta segunda, dia 7 de dezembro o encontro que vai decidir o futuro do NOSSO planeta. A Conferência sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (COP 15) acontece até dia 18 de dezembro, em Copenhagen, Capital da Dinamarca.

O encontro é considerado o mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais, pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012.

Uma atmosfera de expectativa envolve a COP-15, não só por sua importância, mas pelo contexto da discussão mundial sobre as mudanças climáticas. Aparecem aí questões como:

. o impasse entre países desenvolvidos e em desenvolvimento para se estabelecer metas de redução de emissões e as bases para um esforço global de mitigação e adaptação;

. os oito anos do governo Bush, que se recusou a participar das discussões e do esforço de combate á mudança do clima;

. a chegada de Barack Obama ao poder nos EUA, prometendo uma nova postura;

. os recentes estudos científicos, muitos deles respaldados pelo IPCC, e econômicos, com destaque para o Relatório Stern.

Agora vamos orar e pedir para Deus orientar as ‘autoridades’. Espero que meus netos possam ver as geladas, as flores e a beleza dos rios... A esperança existe...

Um comentário:

  1. Oi querida!
    parabens pelo blog1
    visite nossa loja só de vestidos:
    www.comvestido.blogspot.com
    Bjkas

    ResponderExcluir

Seu comentário é de suma importância. Ele será exibido após minha aprovação. Obrigada. Volte sempre. Thayra Azevedo