Pular para o conteúdo principal

Mitos e verdades sobre cabelos

Existem por aí várias receitas e supertições envolvendo os cabelos. Fica difícil saber se podemos confiar nelas. Por isso, resolvemos reunir algumas e dizer se são verdade ou mito!

Água fria deixa o cabelo mais brilhante. Mito: Ao contrário, a água quente que danifica o cabelo. Ela prejudica a saúde dos fios, estimulando a produção das glândulas sebáceas. Elásticos e tiaras podem causar a queda dos fios. Verdade: Prender os cabelos com frequência e muita força pode levar a um processo de queda, chamado de alopécia de tração. Então, evite amarrar os fios todos os dias e só use elásticos, fivelas e tiaras nas mechas secas! Chá de camomila clareia o cabelo. Verdade: Sim, o chá de camomila clareia os fios, mas não é um descolorante. Funciona só em quem tem fios claros e quer evidenciá-los. A caspa favorece a queda. Verdade: A caspa caracteriza-se por uma oleosidade excessiva (seborréia) no couro cabeludo, seguida por inflamação e descamação. Pode associar-se à alopecia androgenética, acelerando a perda capilar. Lavar os cabelos diariamente aumenta a queda. Mito: A lavagem só ajuda a soltar aqueles fios que já estão em processo de queda. O aumento na queda pode acontecer por diversos fatores como stress, oscilações hormonais, má alimentação, tabaco, período pós-parto e predisposição genética herdada dos pais. Os cabelos crescem mais rápido no verão. Verdade: Hormônios como a prolactina e a melatonina são estimulados pelo sol, fazendo com que o bulbo capilar trabalhe mais, acelerando o crescimento dos fios. O fio branco arrancado nascerá preto. Mito: Essa é uma condição geneticamente determinada. Os fios ficam brancos porque as células próximas a eles deixam de fabricar melanina, pigmento que dá cor aos fios. Cortar os cabelos acelera o crescimento. Mito: Independente do corte, os cabelos crescem cerca de 1 cm por mês. O cuidado apenas tem o objetivo de retirar as partes danificadas, como pontas duplas, deixando o conjunto mais saudável e harmônico. Esse mito tem a ver com a idéia de podar plantas. A água do mar ajuda a diminuir a oleosidade dos fios. Verdade: Tanto o sal quanto o sol, na medida certa, ajudam a combater a oleosidade, mas não interferem na queda. As fases da lua influenciam o crescimento capilar. Mito: Não! Cortar o cabelo na lua cheia, por exemplo, não acelera o crescimento. Esta crendice tem origem nas mitologias dos povos agrícolas, que achavam que o que era bom para as plantas servia para os cabelos. Não há uma conexão entre o crescimento dos cabelos com as fases da lua.

*Do blog http://pentefino.blog.br

Comentários

Postar um comentário

Seu comentário é de suma importância. Ele será exibido após minha aprovação. Obrigada. Volte sempre. Thayra Azevedo

Postagens mais visitadas deste blog

Para todo pé descalço há um chinelo velho

A expressão que dá título a este texto é muito usada quando falamos de relacionamentos amorosos. Pensando bem, ela é mesmo uma realidade. Todos nós temos uma “cara metade”, a “tampa da panela”, a “metade da laranja”, “a mussarela da pizza” e tantas expressões, que dá para ficar listando e inventando o dia inteiro. A razão de escrever sobre isto não é, de fato, relacionamentos amorosos, mas a de mostrar como é engraçado os diferentes gostos das pessoas. Calma, não é mesmo de namoros e afins que irei falar. O assunto aqui é defeitos e qualidades, como vou dizer.... Sabe a expressão “uns gostam dos olhos e outros da remela”? é mais para este caminho do que da “alma gêmea”. Mas porque o assunto é: “Para todo pé descalço há um chinelo velho”? Ué, porque eu vou falar de pé, também! Rs Em especial, dos meus pés. Rsrs Sabe aquele “defeitinho” que você tem, ou acha que tem, mas um outro ser é capaz de achar lindo? Não estou falando apenas de namorados, pais, irmãos, parentes e afins, me ...

A eterna incompleticidade

Ninguém é igual ao outro, Nenhum relacionamento se assemelha à nada, Nenhuma perda pode ser comparada Os seres são individuais e nada será similar, pelo contrário, toda troca é singular. Eu pensei que lidava bem com a morte, me enganei! Já passei por inúmeras perdas nessa vida, Nenhuma foi sentida da mesma maneira. A sensação é de eterna incompleticidade, Retirando os termos estranhos, é parte de você que vai e nunca mais vai voltar, um pedaço da alma impossível de se completar É sentir-se ausente até a eternidade. O que resta é aprender a viver, Ter uma ferida aberta Que só O Criador do tempo e o próprio tempo, especialistas na medicina da dor, podem ajudar a resolver.   11.02.2021 Thayra Azevedo   Poesia especial para Ananda Valente, eterna irmã de alma. E Maria Capitolina Santiago, minha eterna Capitu.

Pequena reflexão - Luz

Deus nos ensina de muitas maneiras, principalmente quando entendemos que nossa visão é restrita e sentimos fortemente a nossa limitação. Quando tudo está escuro e triste, quando o mar parece está nos afogando e nossa humanidade reclama, desacredita. Ele está com seus olhos em nós e suas mãos nos segurando, mesmo que não pareça. Caminhamos sem saber para onde vamos, pensando estar na escuridão, pois os nossos olhos não alcançam longas distâncias, no entanto quando um flash de luz surge, respiramos aliviados, continuamos a caminhar e quanto mais andamos mais luz encontramos. A escuridão não é o fim, o túnel não é o lugar de habitação, é uma escola, em que ao sairmos observamos que contribuiu para sermos seres humanos melhores. A dor e o medo não vencem a fé e a certeza que vamos ter dias melhores e mais iluminados!  Thayra Azevedo Março de 2014