Pular para o conteúdo principal

Cuidado: Produtos 'naturais' para emagrecer têm mistura de remédios pesados

* Luis Fernando Correia
O FDA, agência reguladora do mercado de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, publicou uma lista com produtos pretensamente naturais misturados com medicamentos. Esses produtos antes vendidos livremente foram retirados do mercado de forma voluntária pelos fabricantes ou recolhidos pelas autoridades. Todos eram vendidos como suplementos naturais para emagrecimento. A primeira lista foi publicada em dezembro de 2008, com 28 marcas.
Quando foram analisados nos laboratórios, a surpresa: dentro da pílulas foram encontrados medicamentos como anfetaminas, diuréticos, laxantes e sedativos. O mercado relacionado com o emagrecimento, somente nos Estados Unidos movimentou US$ 56 bilhões em 2008. Para este ano, mesmo com crise econômica, a previsão é de um crescimento de cerca de 15% nos gastos com suplementos dietéticos, tratamentos médicos e cosméticos.
No Brasil, a Agência de Vigilância Sanitária também vem atuando nesse mercado, recolhendo produtos de forma constante nos últimos anos. Em 1997 o Conselho Federal de Medicina publicou uma resolução proibindo a prescrição associada de anfetaminas e outros medicamentos com fins de emagrecimento.
Um jornal da comunidade brasileira no estado de Massachussets relatou a apreensão de comprimidos para emagrecer naturais, contrabandeados do Brasil para os Estados Unidos, onde eram vendidos como tratamentos naturais. Uma brasileira foi internada com sintomas cardíacos causados pelos remédios, o que acabou levando à fonte das pílulas.
A solução mágica para emagrecer infelizmente não existe. Somente uma dieta equilibrada, exercícios físicos e hábitos saudáveis de vida podem ter um efeito duradouro, sem colocar a saúde em risco.
*Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN. Matéria originalmente publicada no g1.globo.com

Comentários

  1. Minha querida Giovana Damaceno me enviou por e-mail um comentário sobre este tema, além de argumentar adificuldade de comentar no blog.
    Vai o comment: "A ansiedade por emagrecer parece uma outra doença associada à da obesidade. Parece que os ouvidos fechama e o cérebro embota. É uma conta matemática: se não houver uma mudança radical de hábitos, não adianta, não há emagrecimento. Não existe nenhuma dieta milagrosa. Há, sim, loucuras várias que promovem a perda de peso enquanto se está praticando, mas esses quilos voltam rapidamente depois".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário é de suma importância. Ele será exibido após minha aprovação. Obrigada. Volte sempre. Thayra Azevedo

Postagens mais visitadas deste blog

Para todo pé descalço há um chinelo velho

A expressão que dá título a este texto é muito usada quando falamos de relacionamentos amorosos. Pensando bem, ela é mesmo uma realidade. Todos nós temos uma “cara metade”, a “tampa da panela”, a “metade da laranja”, “a mussarela da pizza” e tantas expressões, que dá para ficar listando e inventando o dia inteiro. A razão de escrever sobre isto não é, de fato, relacionamentos amorosos, mas a de mostrar como é engraçado os diferentes gostos das pessoas. Calma, não é mesmo de namoros e afins que irei falar. O assunto aqui é defeitos e qualidades, como vou dizer.... Sabe a expressão “uns gostam dos olhos e outros da remela”? é mais para este caminho do que da “alma gêmea”. Mas porque o assunto é: “Para todo pé descalço há um chinelo velho”? Ué, porque eu vou falar de pé, também! Rs Em especial, dos meus pés. Rsrs Sabe aquele “defeitinho” que você tem, ou acha que tem, mas um outro ser é capaz de achar lindo? Não estou falando apenas de namorados, pais, irmãos, parentes e afins, me ...

A eterna incompleticidade

Ninguém é igual ao outro, Nenhum relacionamento se assemelha à nada, Nenhuma perda pode ser comparada Os seres são individuais e nada será similar, pelo contrário, toda troca é singular. Eu pensei que lidava bem com a morte, me enganei! Já passei por inúmeras perdas nessa vida, Nenhuma foi sentida da mesma maneira. A sensação é de eterna incompleticidade, Retirando os termos estranhos, é parte de você que vai e nunca mais vai voltar, um pedaço da alma impossível de se completar É sentir-se ausente até a eternidade. O que resta é aprender a viver, Ter uma ferida aberta Que só O Criador do tempo e o próprio tempo, especialistas na medicina da dor, podem ajudar a resolver.   11.02.2021 Thayra Azevedo   Poesia especial para Ananda Valente, eterna irmã de alma. E Maria Capitolina Santiago, minha eterna Capitu.

Pequena reflexão - Luz

Deus nos ensina de muitas maneiras, principalmente quando entendemos que nossa visão é restrita e sentimos fortemente a nossa limitação. Quando tudo está escuro e triste, quando o mar parece está nos afogando e nossa humanidade reclama, desacredita. Ele está com seus olhos em nós e suas mãos nos segurando, mesmo que não pareça. Caminhamos sem saber para onde vamos, pensando estar na escuridão, pois os nossos olhos não alcançam longas distâncias, no entanto quando um flash de luz surge, respiramos aliviados, continuamos a caminhar e quanto mais andamos mais luz encontramos. A escuridão não é o fim, o túnel não é o lugar de habitação, é uma escola, em que ao sairmos observamos que contribuiu para sermos seres humanos melhores. A dor e o medo não vencem a fé e a certeza que vamos ter dias melhores e mais iluminados!  Thayra Azevedo Março de 2014