terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Lasanha, um prato brasileiramente italiano

A gastronomia italiana é uma das mais influentes no Brasil, com uma cultura riquíssima e apaixonante, nós brasileiros não resistimos a uma macarronada, uma boa pizza, lasanhas, pães, e até mesmo a algumas especiarias que nem imaginamos que tenha vindo de lá, como a farofa e o sorvete. Não podemos esquecer dos vinhos e do azeite extra virgem.

Influenciada pelos árabes e normandos que levaram os primeiros chefs notáveis à região da Itália, a culinária italiana que encontramos hoje sofreu modificações, com as mudanças sociais e políticas. E além disso, não existe uma culinária única para o país inteiro, cada região tem sua especialidade. Costumam dizer que essa gastronomia é mundial, pois cada país pode adicionar seu toque especial à receita que desejar e servir um bom prato italiano. É o caso da lasanha, prato feito em camadas baseado na junção de massas de macarrão em formatos de folhas com queijos e molhos. É uma receita teoricamente italiana, mas há registros no livro de receitas da Inglaterra, de que esse prato foi servido ao Rei Ricardo II, no século XIV . Nesta edição trazemos lasanha recheada de ricota e espinafre.

O recheio é uma das coisas mais importantes da receita, pois apesar de ser massa, torna o prato leve. Acompanhada de um suco de uva ou de um vinho e azeite de oliva extra virgem, a lasanha de espinafre e ricota pode ser servida no almoço, jantar e nas festas de família. Bom apetite.

Ingredientes:

Molho: 1 l de leite - 2 col. (sopa) de farinha de trigo - 2 col. (sopa) de manteiga – ½ cebola picada - sal e noz-moscada, a gosto - 1 tablete de caldo de galinha ou legumes

Lasanha: 250 g / ½ pacote de massa pronta para lasanha pré-cozida - 1 maço de espinafre - ½ kg de ricota - 2 dentes de alho, picados - 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem - 200 g de queijo parmesão, ralado - ½ cebola picada

Preparo: Molho: Coloque a manteiga numa panela e leve ao fogo médio para derreter, jogue a cebola e o caldo Knorr até dourar. Junte a farinha e misture . Cozinhe por 4 min. Junte um copo de leite e misture. Acrescente o restante do leite e continue misturando para não empelotar. Abaixe o fogo e mexa por 15 min. Tempere com sal, noz-moscada e desligue. O molho não deve ficar grosso.

Preparo: Lasanha: Lave as folhas dos talos do espinafre e pique grosseiramente. Em uma panela com azeite quente junte a cebola e o alho. Refogue por 4 min e acrescente o o espinafre, misture e cozinhe por 7 min. Retire do fogo e escorra. Junte a ricota ao refogado e misture esmagando com um garfo. Tempere com sal e noz moscada.

Para montar a lasanha, coloque uma concha de molho no fundo de um refratário retangular e espalhe . Coloque uma camada de massa de lasanha e espalhe um pouco do recheio de espinafre com ricota sobre a massa, depois coloque uma concha de molho branco e polvilhe parmesão. Repita mais duas vezes. Depois, leve ao forno pré-aquecido em temperatura média e deixe assar por 30 min, até o queijo derreter. Sirva com salada de sua preferência.

Thayra Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é de suma importância. Ele será exibido após minha aprovação. Obrigada. Volte sempre. Thayra Azevedo