quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Bacalhau finlandês com tempero da Jamaica

Penedo, distrito de Itatiaia, RJ. Colonizado pelos finlandeses a partir de 1927, mantém a tradição do país, com fortes características dessa cultura, como as danças, as construções e, a gastronomia, sendo, talvez, a única colônia finlandesa do Brasil. A tradição brasileira é o Carnaval, na Finlândia é o Natal. A lenda acredita que o bom velhinho vive o ano inteiro escondido entre a neve e os pinheiros que formam o cenário finlandês, lendo cartinhas das crianças.

Como em toda boa festa de Natal não pode faltar as comidas típicas, trazemos a culinária Finlandesa. Na Finlândia ocidental nota-se a influência da Suécia, e na Finlândia oriental, a influência da região da Carélia. O prato em comum é o presunto de Natal, que não muito diferente das tradições que carregamos pode ser substituído pelo peru e até mesmo pelo salmão cru salgado. Mas não poderia faltar o bacalhau, o queridinho das ceias, que este ano parece que estará mais presente que o churrasco brasileiro. Na Finlândia ele é preparado com pimenta da Jamaica, batatas cozidas, e molho, mas há também porco assado, tender, batatas recheadas, purês guisados de beterraba e batata e as papas de arroz. Apesar da riqueza da cultura é difícil encontrar uma receita tradicional da Finlândia. O VOLTA CULTURAL uniu então, alguns dos ingredientes e preparou um bacalhau natalino by Finlândia, com tempero de Jamaica.

Receita:

Alho socado - Tomates em rodelas - Batatas em rodelas já pré-cozidas - 1Kg de bacalhau dessalgado e cortado em pedaços - Cebolas em rodelas - Pimentão em rodelas - Pimenta da Jamaica - Azeite virgem extra

Modo de Preparo:

1- Numa panela grande coloque azeite a gosto e o alho para dourar. Coloque em seguida as postas de bacalhau, e tempere a gosto com a pimenta da Jamaica. Deixe o bacalhau cozinhando.

2- Depois do bacalhau cozido um pouco, coloque as cebolas, o tomate e o pimentão. Tampe e deixe pegar o sabor.

3- Em seguida coloque uma camada das batatas e deixe cozinhar mais um pouco.

Experimente o tempero e se preferir coloque hortelã. E para incrementar a moda brasileira, coloque requeijão e azeitonas e sirva com arroz.

Thayra Azevedo

Um comentário:

  1. Eu não gosto de bacalhau ;x
    Acho muito ruim e com cheiro estranho, mas como nessa época do ano todos comem, resolvi pesquisar sobre essa "Deliciosa Tradição" e também fiz uma postagem no meu blog!!

    Passa la depois
    http://tatyanemalta.blogspot.com/2010/12/deliciosa-tradicao.html

    ResponderExcluir

Seu comentário é de suma importância. Ele será exibido após minha aprovação. Obrigada. Volte sempre. Thayra Azevedo